Redes Sociais e sites pra vasculhar

quarta-feira, 8 de março de 2017

SLOTS DE EXPANSÃO

SLOTS DE EXPANSÃO

O que são slots de expansão?

 Slots de expansão são conectores que se encaixam nas placas de um micro, ligando-se fisicamente por onde trafegam dados e sinais. Como por exemplo, as placas de vídeo, placas de fax/modem, placas de som, placas de interface de rede, etc.
Essas placas se encaixam na Motherboard da CPU, porém nem todos os computadores possuem todos os slots. Os computadores mais sofisticados tendem a obter mais placas de expansão enquanto os mais simples não necessitam de tantas placas - as placas de expansão ficam conectadas nos slots.

Tipos de Slots de Expansão
Existem diversos tipos de Slots, dentre os quais alguns são:
·        PCI;
·        PCMCIA – PC Card;
·        AGP;
·        PCI Express;
·        VLB – VESA;
·        AMR;
·        ISA – 8 e 16 bits.



PCI (Peripheral Component Interconnect ou Interconexão de Componentes Periféricos)


Foi criada pela Intel no início de 1990. São as mais usadas nas motherboards, geralmente uma placa-mãe possui mais e cinco entradas PCI. As entradas PCI servem para plugar placas como as de som, vídeo e outros tipos de placas controladoras.

PCMCIA (Personal Computer Memory Card Internacional Association) ou PC Card (Personal Computer Card)


Foi criado em 1990 como um padrão de expansão de memória em notebooks. O intuito era permitir a instalação de memória RAM adicional sem precisar abrir o notebook e instalar novos módulos o que, na maioria dos modelos da época, era bem mais complicado do que hoje em dia.
No ano, após o seu surgimento – 1991 – foi criado uma versão 2.0 do PCMCIA que se baseava na conexão de outros periféricos, como modems, placas de rede, placas de som, adaptadores de cartões, etc. Assim, a partir dessa versão o padrão mudou de nome também, passando a chamar-se “PC Card”. Tecnicamente, “PCMCIA” é o nome da associação de fabricantes, enquanto “PC Card” é o nome do barramento, mas, na prática, os dois acabam sendo usados como sinônimos.

AGP (Accelerated Graphics Port)


Criado pela Intel no ano de 1996, o padrão AGP foi criado para lidar com o volume crescente de dados gerados pelos processadores gráficos. Seu slot serve exclusivamente para placas de vídeo.
Quanto ao slot, o AGP é um pouco menor que um encaixe PCI. Todavia, como há várias versões do AGP, há variações nos slots também (o que pode gerar muita confusão). Essas diferenças ocorrem principalmente por causa das definições de alimentação elétrica existentes entre os dispositivos que utilizam cada versão.

PCI Express ou PCIe / PCI-EX


Surgiu na época de 1990, e por mais de 10 anos foi o slot mais utilizado para a conexão de dispositivos ao computador, principalmente placas de vídeo, placas de som, placas de rede e placas de modem.
No início seu nome era 3GIO (Third Generation I/O – 3ª geração de Entrada e Saída) e foi criado para combater problemas com o barramento AGP, pois o problema é que, mesmo oferecendo velocidades acima de 2 GB por segundo, a indústria percebeu que o slot AGP 8X não suportaria os avanços seguintes em determinadas aplicações gráficas, não só por limitações na taxa de transferência de dados, mas também pelo uso de recursos que a tecnologia não suporta. O padrão 3GIO proporcionava altas taxas de transferência entre um computador em si e um dispositivo.
As placas PCI Express possuem os seriais, ou “caminhos” (também chamados de lanes) que são usados para a transferência de dados. Se um determinado dispositivo usa 1 caminho, então se diz que ele utiliza o barramento PCI Express 1X; da mesma forma o que utiliza 4 conexões, é chamado de PCI Express 4X e assim por diante. Cada lane pode ser bidirecional, ou seja, pode receber e enviar dados.
Já no século XXI, no ano de 2007 foi lançado o PCI Express 2.0 e mais tarde, em 2009 a versão 3.0.

VLB (VESA Local Bus) – VESA (Video Electronics Standards Association)


Foi lançado em 1993 pela Video Electronics Standards Association, incialmente surgiu como barramento próprio para a conexão da placa de vídeo.
Graças à boa velocidade, o VLB acabou se tornando o padrão também para outros periféricos, como controladoras IDE e SCSI. Então, existiu novamente a preocupação de manter compatibilidade com as placas ISA, de forma que os slots VLB são na verdade uma expansão, onde temos um slot ISA tradicional, seguido por um segundo conector, que inclui os pinos adicionais.
Isso rendeu o apelido de "Very Long Bus" (barramento muito comprido) e trouxe uma série de problemas de mal contato, já que se a placa-mãe não estivesse muito bem presa ao gabinete, a pressão necessária para encaixar as placas, faziam com que a placa envergasse, comprometendo o encaixe.
O VLB se tornou rapidamente o padrão de barramento para placas para micros 486, mas acabou desaparecendo com a introdução do barramento PCI.
O VLB é um barramento local, onde os contatos são ligados diretamente aos pinos do processador. Esse design simples barateava a produção das placas-mãe, porém fazia com que o processador fosse usado totalmente, não permitindo uso de mais de 3 placas VLB.

AMR (Audio Modem Riser)


 Este slot, criado pela Intel, foi feito especialmente para intervir nas funções de modem e áudio. É definido como um HSP (Host Signal Processing), ou seja, é controlado pelo processador principal.
Por ser um HSP, acabou trazendo problemas para o uso do computador, pois o processador principal tem de atuar, e controlá-lo também, causando uma certa lentidão no processamento.
O AMR não foi usado durante muito tempo, por não possuir o suporte Plug-and-Play, o que dificultava a instalação de outros dispositivos, e por suportar apenas placas de som e modems, acabava por deixar de lado as placas de rede e outros dispositivos comuns hoje em dia.

 

 

ISA (Industry Standard Architecture) – 8 e 16 bits

1º barramento de expansão usado para micros PC. Haviam duas versões: a de 8 e 16 bits. Os slots de 8 bits serviam para as primeiras versões e a de 16 bits eram utilizados a partir dos micros 286. Era usada para instalar placas antigas que existiam antes da chegada do slot PCI.
Com a introdução do micro 286, este barramento foi melhorado, tornando-se um barramento de 16 bits, os que conhecemos hoje. Naquela época o importante era preservar a compatibilidade com outras placas antigas, as de 8 bits, e por isso os pinos adicionais foram incluídos na forma de extensão para os que já existiam.
O slot ISA é dividido em duas partes: a primeira, que é a maior, contém os pinos que são usados pela placa de 8 bits, a segunda é a extensão que contém os pinos extras.
Cada pino é controlado individualmente, via software; muitas placas não utilizavam todos os pinos do conector, por esse motivo era extremamente comum algumas placas virem “faltando” alguns contatos de modems e placas de som. Outra curiosidade é que por serem fáceis de programar as controladoras ISA se tornaram as preferidas dos programadores que trabalhavam com automatização e robótica durante muito tempo. Quando as placas - mãe com slots ISA começaram a ser retiradas do mercado, alguns consumidores/revendedores chegaram a estoca– la. 





A evolução dos Slots de expansão (utilidade, velocidade e características)
Da mesma forma que ao passar dos anos a tecnologia tornou-se mais moderna e sofisticada - assim como as casas e roupas - os slots de expansão, que fazem parte dessa tecnologia, sofreram por um processo gradativo ascendente.

Slot ISA (Industry Standard Architecture):

Esse padrão foi o primeiro a ser utilizado e comercializado de fato em PCs, possuí dois padrões, o de 8bits e de 16bits e foi muito utilizado até meados dos anos 90; é muito difícil encontrá-lo nos dias de hoje.

Slot PCI (Peripheral Component InterConnect):

Sucessor do padrão ISA, o PCI surgiu em meados dos anos 90 tendo a Intel como uma das principais responsáveis pelo seu desenvolvimento, ele transmite dados a 32 bits e ainda é encontrado hoje em dia nas placas – mãe.

Slot AGP (Accelerated Graphics Port):

O padrão AGP foi exclusivamente feito utilização gráfica, ou seja, só podemos conectar placas de vídeo, também AGP. Foi desenvolvido em meados de 98/99, também pela Intel. Esse padrão foi muito utilizado até meados do ano de 2004.

Slot PCI – Express:

 Foi à evolução do PCI e oficialmente surgiu em 2004. O PCIe veio para substituir o padrão PCI e também o AGP. Esses slots podem ser usados para conexão de qualquer tipo de placa, porém nos dias de hoje é utilizado mais na área gráfica.

Outros Slots:


Tiveram slots que não foram tão comercializados, seja por questões técnicas, ou comerciais. Que foi o caso de vários, como: AMR, CNR, ACR, MCA, VESA e EISA.


Por: Esther Almeida.  


Referências
http://arqcomputador.no.sapo.pt/slotsdeexpansao.htm  - Acesso em  11/05/2016 às 14:08




Nenhum comentário:

Postar um comentário