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sexta-feira, 15 de abril de 2016

O TEXTO E SEU CONTEXTO

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Aqui está! Bem explicativo e breve.
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O que é texto?
 Texto é um conjunto de palavras e frases encadeadas que permitem interpretação e transmitem uma mensagem. É qualquer obra escrita em versão original e que constitui um livro ou um documento escrito. Um texto é uma unidade linguística de extensão superior à frase.
  Um texto tem tamanho variável e deve ser escrito com coesão e coerência. Pode ser classificado como literário e não-literário.
Os textos literários apresentam uma função estética. Geralmente são escritos em linguagem expressiva e poética, com o objetivo de atrair o interesse e emocionar o leitor. O autor segue um determinado estilo e usa as palavras de forma harmoniosa para expressar as suas ideias. Há uma predominância da função poética e da linguagem conotativa (subjetiva). São exemplos de textos literários: romances, poesias, contos, novelas, textos sagrados, etc.
  Os textos não-literários possuem função utilitária ao informar e explicar ao leitor de forma clara e objetiva. São textos informativos sem preocupação estética. Há uma predominância da função referencial e da linguagem denotativa (objetiva). São exemplos de textos não-literários: notícias e reportagens jornalísticas, textos científicos e didáticos, etc.
  Os tipos de textos são classificados de acordo com sua estrutura, objetivo e finalidade. De maneira geral, a tipologia textual é dividida em: texto narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo.
Texto Narrativo - Um texto narrativo é um texto que conta uma determinada história. A história é contada por um narrador, que pode participar diretamente na história ou não. Um texto narrativo segue uma determinada estrutura.

Texto Descritivo - O texto descritivo expõe apreciações e observações, de modo que indica aspectos, características, detalhes singulares e pormenores, seja de um objeto, lugar, pessoa ou fato. Dessa maneira, alguns recursos linguísticos relevantes na estruturação dos textos descritivos são: a utilização de adjetivos, verbos de ligações, metáforas e comparações.
Texto Dissertativo- O texto dissertativo busca defender uma ideia e, logo, é baseado na argumentação e no desenvolvimento de um tema. Para tanto, sua estrutura, dividida em três partes fundamentais, tese (introdução), antítese (desenvolvimento) e nova tese (conclusão), define o modelo básico para apresentar uma tese (ideia, tema, assunto), explorar argumentos contra e a favor (antítese) e, por fim, sugerir uma nova tese, ou seja, uma nova ideia para concluir sua fundamentação. Os textos dissertativo-argumentativos, além de ser um texto opinativo, busca persuadir o leitor.
Texto Expositivo - O texto expositivo pretende apresentar um tema, a partir de recursos como a conceituação, a definição, a descrição, a comparação, a informação e enumeração. Dessa forma, uma palestra, seminário ou entrevista são considerados textos expositivos, cujo objetivo central do emissor é explanar, discutir, explicar sobre um assunto. São classificados em: texto informativo-expositivo (transmissão de informações) ou texto expositivo-argumentativo (defesa de opinião sobre um tema). Outros exemplos de textos expositivos são os verbetes de dicionários e as enciclopédias.
Texto Injuntivo - O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a realização de algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções e propagandas. Dessa forma, um dos recursos linguísticos marcantes desse tipo de texto, é a utilização dos verbos no imperativo, de modo a indicar uma "ordem", por exemplo, na receita de bolo: “misture todos os ingredientes”; bula de remédio “tome duas cápsulas por dia”; manual de instruções “aperte a tecla amarela”; propagandas “vista essa camisa”.


O que é contexto?
  Do latim contextus, o contexto é o ambiente físico ou situacional (conjunto de circunstâncias) a partir do qual se considera um fato. Esse ambiente pode ser material (“O ladrão aproveitou o ambiente agreste para se esconder no meio da vegetação”) ou simbólico (o ambiente histórico, cultural ou outro).
  O contexto é constituído por um conjunto de circunstâncias (como o local e o tempo) que ajudam a compreender a mensagem. Por exemplo: um jornal cujo título da primeira página contenha “Pinto da Costa abandona o Porto” não fornece a informação necessária para que o leitor consiga descodificar a mensagem. No entanto, se o título for “O presidente do FCP abandona a cidade invicta por duas semanas para gozar férias no Algarve”, já poderá ser interpretado, uma vez que fornece dados suficientes sobre o contexto.
  O contexto linguístico prende-se com os fatores associados à produção de um enunciado afetados à interpretação, à adequação e ao significado da mensagem. Posto isto, a mensagem depende tanto da gramática, da sintaxe e do léxico como do contexto.
  A pragmática é o ramo que estuda o contexto linguístico. Os especialistas falam de microtexto (quando o contexto linguístico é dado por uma palavra imediata dentro do enunciado) e de macrotexto (o significado do texto não é imediato, uma vez que é dado por um contexto mais afastado).
  Dá-se o nome de contexto extralinguístico ao conjunto dos interlocutores potenciais, do local, do tipo de registro e do momento em que decorre um ato linguístico. Estas circunstâncias têm impacto sobre o entendimento da situação linguística.
  Para a informática, o contexto é formado pelas circunstâncias mediante as quais se utiliza um determinado dispositivo.





  
EXEMPLO DE TEXTO: NARRATIVO


DESCUIDO


     Um funcionário descuidado jogou um cigarro usado, ainda aceso, em um cesto de lixo e foi embora, sem se importar com o que poderia acontecer. Minutos depois o cigarro já estava queimando os papéis do cesto e em seguida os tapetes. Logo todo o escritório estava consumido pelo fogo. E às 20 horas, quatro faxineiros estavam trabalhando quando sentiram o cheiro da fumaça vindo de um dos escritórios. Desesperados, chamaram os bombeiros imediatamente. Quando os bombeiros chegaram, apagaram as chamas e tudo ficou bem novamente.

Fazemos perguntas para sua identificação: 


O quê? : O fogo que se alastrava no prédio, onde havia quatro faxineiros trabalhando.

Quem? : Quatro faxineiros, o funcionário e o corpo de bombeiros.

Como? : Um funcionário jogou um cigarro aceso dentro de um cesto de lixo e não 
percebeu o cigarro aceso ao sair. O fogo que estava presente na bituca do cigarro queimou os papéis e se alastrou pelos tapetes do escritório.

Onde? : Em um prédio, num dos escritórios.

Quando? : Oito horas da noite.

Por quê? : Um funcionário jogou um cigarro aceso dentro de um cesto de lixo com papéis dentro.


 Até mesmo uma imagem pode possuir um contexto, sem necessitar da intervenção de palavras em seu “corpo contextual”.

EX: Dispensando palavras

IMAGEM 1 - Cartoon do arquiteto, chargista e cartonista Roque Sponholz




Bibliografia: 





 conceito.de/contexto 




-POR: Esther Giovanna de Almeida Santos.


Espero que ajudem vocês! 

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