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O que é texto?
Texto é um conjunto de palavras e frases encadeadas que permitem interpretação e transmitem uma mensagem. É qualquer obra escrita em versão original e que constitui um livro ou um documento escrito. Um texto é uma unidade linguística de extensão superior à frase.
Texto é um conjunto de palavras e frases encadeadas que permitem interpretação e transmitem uma mensagem. É qualquer obra escrita em versão original e que constitui um livro ou um documento escrito. Um texto é uma unidade linguística de extensão superior à frase.
  Um texto tem tamanho variável e
deve ser escrito com coesão e coerência. Pode ser classificado como
literário e não-literário.
Os
textos literários apresentam uma função estética. Geralmente são escritos em
linguagem expressiva e poética, com o objetivo de atrair o interesse e
emocionar o leitor. O autor segue um determinado estilo e usa as palavras de
forma harmoniosa para expressar as suas ideias. Há uma predominância da função
poética e da linguagem conotativa (subjetiva). São exemplos de textos
literários: romances, poesias, contos, novelas, textos sagrados, etc.
  Os textos não-literários possuem função
utilitária ao informar e explicar ao leitor de forma clara e objetiva. São
textos informativos sem preocupação estética. Há uma predominância da função
referencial e da linguagem denotativa (objetiva). São exemplos de textos
não-literários: notícias e reportagens jornalísticas, textos científicos e
didáticos, etc.
  Os tipos de textos são
classificados de acordo com sua estrutura, objetivo e finalidade. De maneira
geral, a tipologia textual é dividida em: texto narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo.
Texto Narrativo - Um texto narrativo é um texto que conta uma determinada
história. A história é contada por um narrador, que pode participar diretamente
na história ou não. Um texto narrativo segue uma determinada estrutura.
Texto
Descritivo - O texto descritivo expõe apreciações e observações, de modo que
indica aspectos, características, detalhes singulares e pormenores, seja de um
objeto, lugar, pessoa ou fato. Dessa maneira, alguns recursos linguísticos
relevantes na estruturação dos textos descritivos são: a utilização de
adjetivos, verbos de ligações, metáforas e comparações.
Texto
Dissertativo- O texto dissertativo busca defender uma ideia e, logo, é baseado na
argumentação e no desenvolvimento de um tema. Para tanto, sua estrutura,
dividida em três partes fundamentais, tese (introdução), antítese (desenvolvimento)
e nova tese (conclusão), define o modelo básico para apresentar uma tese
(ideia, tema, assunto), explorar argumentos contra e a favor (antítese) e, por
fim, sugerir uma nova tese, ou seja, uma nova ideia para concluir sua
fundamentação. Os textos dissertativo-argumentativos, além de ser um texto
opinativo, busca persuadir o leitor.
Texto
Expositivo - O texto
expositivo pretende apresentar um tema, a partir de recursos como a
conceituação, a definição, a descrição, a comparação, a informação e
enumeração. Dessa forma, uma palestra, seminário ou entrevista são considerados
textos expositivos, cujo objetivo central do emissor é explanar, discutir,
explicar sobre um assunto. São classificados em: texto informativo-expositivo
(transmissão de informações) ou texto expositivo-argumentativo (defesa de
opinião sobre um tema). Outros exemplos de textos expositivos são os verbetes
de dicionários e as enciclopédias.
Texto
Injuntivo - O texto
injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a
realização de algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual
de instruções e propagandas. Dessa forma, um dos recursos linguísticos
marcantes desse tipo de texto, é a utilização dos verbos no imperativo, de modo
a indicar uma "ordem", por exemplo, na receita de bolo: “misture
todos os ingredientes”; bula de remédio “tome duas cápsulas por dia”; manual de
instruções “aperte a tecla amarela”; propagandas “vista essa camisa”.
O
que é contexto?
  Do
latim contextus, o contexto é o ambiente físico ou situacional (conjunto de
circunstâncias) a partir do qual se considera um fato. Esse ambiente pode ser
material (“O ladrão aproveitou o ambiente agreste para se esconder no meio da
vegetação”) ou simbólico (o ambiente histórico, cultural ou outro).
  O contexto
é constituído por um conjunto de circunstâncias (como o local e o tempo) que
ajudam a compreender a mensagem. Por exemplo: um jornal cujo título da primeira
página contenha “Pinto da Costa abandona o Porto” não fornece a informação
necessária para que o leitor consiga descodificar a mensagem. No entanto, se o
título for “O presidente do FCP abandona a cidade invicta por duas semanas para
gozar férias no Algarve”, já poderá ser interpretado, uma vez que fornece dados
suficientes sobre o contexto.
  O contexto
linguístico prende-se com os fatores associados à produção de um enunciado afetados
à interpretação, à adequação e ao significado da mensagem. Posto isto, a
mensagem depende tanto da gramática, da sintaxe e do léxico como do contexto.
  A
pragmática é o ramo que estuda o contexto linguístico. Os especialistas falam
de microtexto (quando o contexto linguístico é dado por uma palavra imediata
dentro do enunciado) e de macrotexto (o significado do texto não é imediato,
uma vez que é dado por um contexto mais afastado).
  Dá-se o
nome de contexto extralinguístico ao conjunto dos interlocutores potenciais, do
local, do tipo de registro e do momento em que decorre um ato linguístico.
Estas circunstâncias têm impacto sobre o entendimento da situação linguística.
  Para a
informática, o contexto é formado pelas circunstâncias mediante as quais se utiliza
um determinado dispositivo. 
EXEMPLO DE TEXTO: NARRATIVO
DESCUIDO
     Um funcionário descuidado jogou um cigarro
usado, ainda aceso, em um cesto de lixo e foi embora, sem se importar com o que
poderia acontecer. Minutos depois o cigarro já estava queimando os papéis do
cesto e em seguida os tapetes. Logo todo o escritório estava consumido pelo
fogo. E às 20 horas, quatro faxineiros estavam trabalhando quando sentiram
o cheiro da fumaça vindo de um dos escritórios. Desesperados, chamaram os
bombeiros imediatamente. Quando os bombeiros chegaram, apagaram as chamas e
tudo ficou bem novamente.
Fazemos perguntas para sua identificação: 
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O quê? : O fogo que se alastrava no prédio,
    onde havia quatro faxineiros trabalhando. 
Quem? : Quatro faxineiros, o
    funcionário e o corpo de bombeiros. 
Como? : Um funcionário jogou um
    cigarro aceso dentro de um cesto de lixo e não  
percebeu o cigarro aceso ao
    sair. O fogo que estava presente na bituca do cigarro queimou os papéis e
    se alastrou pelos tapetes do escritório.  
Onde? : Em um prédio, num dos
    escritórios. 
Quando? : Oito horas da noite. 
Por quê? : Um funcionário jogou um cigarro
    aceso dentro de um cesto de lixo com papéis dentro. 
 Até mesmo uma imagem pode possuir um
contexto, sem necessitar da intervenção de palavras em seu “corpo
contextual”. 
EX: Dispensando palavras
 
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IMAGEM 1 - Cartoon do arquiteto, chargista e cartonista Roque Sponholz
Bibliografia: 
 conceito.de/contexto 
-POR: Esther Giovanna de Almeida Santos.
Espero que ajudem vocês! 

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